segunda-feira, 20 de abril de 2009

Segundo Exercício

Finalmente!

Caros alunos da disciplina do Prof. Enéias, desculpando-me pelo atraso, aqui vai a descrição do segundo exercício de redação filosófica:


Resolvi dar a vcs a oportunidade de ter algum contato com as Regras para a Direção do Espírito, que é uma obra muito interessante, não publicada (e isso é importante), da juventude de Descartes, escrita provavelmente antes do Discurso e das Meditações.

Dessa vez fiquei um tanto quanto preguiçoso e resolvi não fornecer aqui uma tradução manca do texto. Indico como tradução uma da Martins Fontes que vcs podem encontrar na Biblioteca do IFCH: mas aviso logo, há apenas um volume por lá então sugiro que não o retirem para que todos possam ter acesso. Há tb traduções para o ingles e o frances e espanhol. A trad. francesa mais indicada é a do Marion, que vcs podem encontrar no CLE (código de busca 194D453r). Sugiro que todos tenham em mão essa tradução, para que vcs corrijam os erros da tradução para o português, se houver.


Escolha livre:

Primeira Opção:

A-n-a-l-i-s-a-r a Regra I das "Regras para a Direção do Espírito de Descartes".

Segunda Opção:

Explicar os três preceitos dispostos nos parágrafos 13-16 da Regra XII (os preceitos estão nos parágrafos que começam mais ou menos assim: "Dizemos primeiramente que cada coisa deve ser considerada diferentemente com relação ao nosso conhecimento ou à sua existência real (...)"; "Dizemos segundamente que as coisas, que com relação ao nosso entendimento são ditas simples, são ou puramente espirituais (...)"; "Dizemos terceiramente que estas naturezas simples são conhecidas por elas mesmas e não contém nada de falso (...).")


Atenção: limite: duas páginas (Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas 1 e 1/5) (os que escolherem a segunda opção podem escrever um pouquinho a mais)

Data de entrega: até 30 de abril, por e-mail ou pessoalmente na monitoria.

Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário